quinta-feira, 18 de março de 2010

Estampando um coração


Há bastante tempo, sempre que vou a lojas de artesanato ou de confeitagem, quase compro um stencil. Mas sempre acabo mudando de idéia, por não saber ao certo quando ou onde vou usar. Um stencil não é lá daquelas coisas que a gente quer ter, mesmo sem saber quando vai usar...Tem que ter algo em mente, e eu nunca tinha. Até que um dia fiz uma tortinha de chocolate em que a cobertura era o próprio ganache de chocolate, e mais nada, e achei que faltava algo. Fiz meia-receita pra testar, e rendeu uma torta média e uma míni. A média servi para 2 amigos que nos visitaram de surpresa, e nem tive tempo de mirabolar sobre o que faltava no topo, mas a pequenina ficou lá, esperando um algo mais. Bem...Chocolate é sempre bonito, mas porque não mais chocolate? Quem sabe um coração de chocolate em pó? Pra isso precisava do tal stencil que eu nunca comprei! Com a mesa semi-posta, guardanapos de papel por ali, a tesoura que usei pra cortar a fitinha também, e as duas idéias se juntaram: vou fazer um stencil de guardanapo! Cortei um coração, deixei o guardanapo vazado e tava pronto o meu stencil descartável. Aí foi só usar uma peneirinha pra distribuir o chocolate, remover o guardanapo com cuidado e tava pronto. Ficou lindo na hora, e também depois de levar pra gelar (o chocolate deu uma escurecida, ficou úmido por causa da massa, mas mesmo assim o coração ficou todo lá). Depois disso, já comprei um stencil de 10X10 bem bonitinho, mas mesmo procurando não achei um com um coração que me agradasse. Como o guardanapo é puro improviso (até porque é bem mole e pode se rasgar ou verter as sobras de pó em cima da figura quando é retirado), vou partir para o acetato, que dá firmeza e pode-se lavar e reutilizar sempre, e fazer meus próprios stencils culinários. Mas fica pra próxima.
Só pra acrescentar, o stencil é utilizado na culinária, para polvilhar chocolate, açúcar, castanhas moídas, xerém, etc., em cima de bolos, tortinhas, pratos de sobremesa (do ladinho da sobremesa posta), e também no artesanato, aplicando-se tinta com esponjinha no local desejado.

Chocolate truffled tart (traduzida e adaptada de mytartelette.com):


Massa

100g de margarina em temperatura

ambiente

3 colheres (sopa) de açúcar

1 ovo

3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Com a ponta dos dedos, misture a margarina juntamente com o açúcar, o ovo, o chocolate em pó e a farinha. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Embrulhe com filme-plástico e leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Forre uma forma redonda de fundo removível de 24cm com a massa e faça pequenos furos nos fundos com a ajuda de um garfo. Leve para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos, ou até que as bordas estejam douradas. Você saberá que a massa está pronta quando ela der uma leve retraída e desgrudar um pouquinho das bordas. Ela deve se soltar facilmente. Não deixe assar demais pois ela voltará ao forno para se assar o recheio.


Recheio:

240 g de chocolate meio amargo

170 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

30 g de açúcar

60 ml de café forte

4 ovos

Reserve o chocolate em uma tigela média. Em fogo médio, aqueça a manteiga, o açúcar e o café até quase ferver. Jogue a mistura sobre a tigela com o chocolate, sem mexer por 2 ou 3 minutos. Mexa levemente até ficar homogêneo. Adicione os ovos um de cada vez misturando rapidamente até homogeneizar. Coloque a mistura nasformas e asse por 20 minutos. Deixe esfriar completamente.


Ganache

120 g de chocolate meio amargo

40 g ou 1/3 de xícara de creme de leite fresco

28 g de manteiga sem sal em temperature ambiente

Reserve o chocolate em uma tigela média. Em fogo médio, aqueça o creme de leite até quase ferver. Derrame o creme sobre a tigela com o chocolate, sem mexer por 2 ou 3 minutos. Mexa e incorpore a manteiga ao mesmo tempo, até que a ganache fique bem aveludada. Divida a mistura na forma e alise a superfície com uma espátula. Deixe gelar até a hora de servir.

Pode usar creme de leite de caixinha, mas aí tem que derreter o chocolate com a manteiga no microondas e acrescentar o creme de leite depois.

Já fiz essa receita usando formas menores. Rende 10 tortinhas de 6 cm cada ou 3 tortinhas de 10 cm cada (foto).


segunda-feira, 15 de março de 2010

Arranjos de uma flor só




Achei esses arranjos de uma única flor tão singelos que achei que mereciam uma postagem só pra eles.
Essa semana fui ao Centro e vi os vasos redondos da primeira foto, tipo aquário, a R$2,00 cada. Feitos de um vidro bem fininho, alguns tinham algumas imperfeições, como bolhinhas de ar, mas acho que o custo-benefício é ótimo para decorar pequenas festas.
Na foto foram usadas pedrinhas coloridas, mas nada que não se possa substituir por bolinhas de gel, ou água mesmo. Na boca do vaso-aquário, um copo com uma única flor dentro. Mais simples, impossível.

Vi também por cerca de R$3,00 algo parecido com o vaso da segunda foto, similar a um copo mais alto. Também muito baratos, fiquei com muita vontade de comprar, só pra ter e um dia usar. No arranjinho da foto, temos uma vela grossa do lado de dentro, e por fora, uma flor amarrada por uma fitinha. O vaso parece estar em cima de um porta-copo de porcelana.
Em vez da vela grande, poderia ser uma vela menor (tipo vela flutuante), em cima de areia branca. Ou, já que a vela seria flutuante, quem sabe se substituíssemos a areia por água? É muita coisa que se pode criar...

Mini-Cheesecake de morango - Recette!


Atendendo a pedidos de algumas noivas aqui nos comments e por e-mail, estou postando a receita dos mini-cheesecakes de morango que fiz pro meu aniversário. Da primeira vez que fiz, peguei a receita no site da Simone Izumi, e fiz à risca, com a calda de blueberries (mirtilos) que ela ensina, mas sem ser em potinhos, usando uma forma redonda. Ficou delicioso! Mas dessa vez decidi que não usaria blueberries (os que comprei no mercado por uma pequena fortuna eram muito doces, e não tinha o azedinho que uma calda de cheesecake pede), aí resolvi repetir a receita, dessa vez usando calda de frutas vermelhas.
Mas é importante lembrar que os potinhos devem ficar refrigerados até serem consumidos. Eu mesma não resisti à tentação de colocá-los na mesa do bolo, e como ficaram lá por algumas horas, amoleceram e perderam a consistência e parte do sabor. Não recomendo!
Segue então o passo-a-passo, ops, digo, a receita!

Massa:
125 g de biscoitos do tipo leite e mel
75 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Triture os biscoitos no processador; junte com a manteiga até obter uma massa.
Divida nos potinhos colocando porções levemente, sem pressionar contra o fundo.

Recheio
300 grs cream cheese
1 colher de chá de suco de limão
60 grs de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de baunilha
250 ml de creme de leite fresco

Para o recheio, bata o cream cheese e adicione o suco de limão, o açúcar de confeiteiro e a baunilha.
À parte, bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly (com picos moles; não bata mais para não virar manteiga).
Junte as duas misturas e homogeinize.
Divida a mistura nos potinhos e leve à geladeira enquanto prepara a calda.

Calda:

240 ml de geléia de frutas vermelhas, morango ou framboesa
suco de 1/2 limão
1 colher sopa de rum
2 colheres de sopa de água
açúcar, se necessário

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao forno até reduzir um pouco.
Deixe esfriar um pouco antes de utilizar, sem colocar na geladeira para não endurecer antes da hora. Colocar no copinho por último. Se sobrar calda, é só congelar.

Rende aproximadamente 30 copinhos.

Meu aniversário - Mesas e decoração

Para as mesas de convidados, usei meus potes de biscoito. Tenho um jogo com 4 potes com quadradinhos em jatos de areia e tampa de inox, e ainda alguns daqueles com vidro oitavado e tampas de plástico. Tirei as tampas e no local da rosca amarrei tiras de fita de cetim e arrematei com um laço de uma fita aramada, que faz uns laços bem armados. Dentro coloquei buquezinhos de crisântemos.

Do lado dos potes, coloquei os mini-abajures de mesa. Alguns se apagaram durante a noite, mas isso porque os curiosos levantavam a tampa pra ver o que tinha dentro, vinha o vento e puff: apagava! Se soubesse disso, teria usado uns pedacinhos de durex pra prender a cúpula na taça e evitar esse probleminha.

Para a mesa de doces, preparei com antecedência garrafinhas de tamanhos variados e um porta petit-four, todos com crisântemos:

Toalha branca, composê de zebra e algumas guloseimas fizeram a mesa de doces. Uma coisa inventada na última hora foi a queijeira com bolinhas de gel e flores dentro. Essa eu não faço mais, pois é absolutamente "não à prova de curiosos"! Era levantar a tampa que ia tudo pro chão! Ainda bem que ninguém prosseguiu nesse intento, muito embora eu tenha pegado no flagra uma tentativa!
E foi só! Ufa! Foi um dia muito especial!

No dia seguinte, peguei todos os buquezinhos, juntei e coloquei em minha jarra preferida. Esse arranjo alegrou a casa por mais uns bons dias!