sexta-feira, 21 de maio de 2010

Um buquê "in memoriam"



Recentemente, conheci virtualmente uma noiva que perdeu sua mãe pouco depois de seu noivado. Ela disse ter visto uma foto de um buquê que tinha em seu cabo uma pequena foto antiga emoldurada, e não conseguia encontrar a foto, sendo que queria fazer algo parecido em seu casamento, para homenagear sua mãe. Além da homenagem, a foto seria a presença memorial, que lhe daria forças para enfrentar um momento tão importante sem ter sua mãe do lado. Fiquei tocada com a história, e emocionada com a homenagem, e resolvi encontrar a tal foto. Após algumas procuras, usando a palavra "frame", quase não achava nada. Encontrei depois uma foto em que, em vez de uma moldura, foi usado um relicário. Descobri então, que a palavra relicário em inglês é "locket", aí encontrei vários modelos. Parece que nos Estados Unidos é comum usar "frames" e "lockets" na haste do buquê, presos com a mesma fita que decora a haste, para homenagear pessoas. E isso tanto por noivas que perderam entes queridos, quanto por aquelas que simplesmente querem relembrar o casamento bem sucedido de seus pais.

Fica, então, a inspiração para quem quer fazer essa singela e importante homenagem. Seja para lembrar de alguém que já se foi, seja para homenagear aqueles que gravaram na mente o significado de um casamento verdadeiro.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Outro noivado e alguns detalhes especiais

Recentemente postei sobre o presente de noivado que dei para minha cunhada, e fiquei devendo uma postagem sobre a festa de noivado! Bem, aqui está ela!
A festa foi foi minuciosamente planejada pela minha cunhada, desde as lembrancinhas, até a cor das toalhas, os arranjinhos de centro-de-mesa e a mesa de café, e o resultado foi uma festa cheia de toques delicados.
Vamos aos detalhes!
Uma semana antes, ela comprou na Galeria do Ouvidor caixinhas de acrílico e fitinhas para fazer lacinhos. Com balas azedinhas da Lalka dentro, foi a mimosa lembrancinha do noivado, idealizada e concretizada pela própria noiva:
Para os arranjinhos de centro-de-mesa, ela comprou pequenos vidros, esponja floral e crisântemos.
Pela manhã, ficamos eu, meu cunhado e minha cunhada cortando as florzinhas e espetando uma a uma nas esponjas. Não foi tarefa fácil, pois a haste do crisântemo é fraquinha e não consegue furar a esponja sem quebrar ou dobrar. Mas valeu à pena! Ao final, o resultado foram lindos arranjinhos estilo topiárias que, em vidros que lembravam taças de sobremesa, davam vontade de comer!

A mesa de antepastos foi decorada com um dos arranjinhos, dois candelabros e um porta-guardanapo de cristal de murano, comprados pelos noivos para a casa nova. As porcelanas brancas, a petisqueira e o balde de gelo pertencem ao meu acervo pessoal.




Na mesa de café, um jogo de xícaras lindo que pertence aos pais da noiva, com um significado especial: foi um dos presentes de casamento que eles ganharam na época em que se casaram!

A personalização ficou por conta do porta-retato digital, que ficava passando fotos dos noivos. Foi uma das atrações da festa!


As mesas foram arrumadas já postas o jantar. Devido ao vento constante no salão de festas do meu prédio, os pratos e copos tiveram que ser colocados virados, para preservar o asseio e livrar das muitas folhinhas que voam por ali. O toque final ficou por conta da lembrancinha colocada no centro do prato: um adorno perfeito e muito delicadinho.



No final, ficou tudo muito bonito. Mais uma prova de que detalhes simples, mas que demandam um certo grau de planejamento e dedicação, são suficientes para fazer uma linda e inesquecível festa!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lembrancinha na garrafa e um vidro de farinha


Há 2 meses comecei a fazer meu extrato de baunilha caseiro. Cansada de ter que substituir o extrato de baunilha genuíno pedido em minhas receitas preferidas pela essência de baunilha (que nada mais é do que baunilha sintética, uma tal de vanilina, que só serve pra dar cheiro), segui as dicas de alguns blogs de receitas e fiz meu próprio extrato de baunilha, que deve ter 70% de álcool e deve ser feito com fava de baunilha real. Para tanto, tive que comprar favas de baunilha pelo Mercado Livre, já que aqui em Belo Horizonte uma única fava pode custar R$40,00. Comprei a fava de baunilha Bourbon, importada de Madagascar. Só de tocar nela, a mão já fica com um cheirinho delicioso! O extrato demora 60 dias pra ficar pronto, deve ser agitado todos os dias. O meu já está com 90 dias de idade, pronto e em pleno uso.
Essa semana, me encontrei com uma amiga que recentemente se mudou pra São Paulo. Ela acompanhou a saga do meu extrato de baunilha caseira pelo twitter, e logo pensei em engarrafar um pouco do meu extrato e dar a ela em uma garrafinha bem simpática.
E foi assim que surgiu essa garrafinha decorada com feltro e tecido de algodão, e com um cartãozinho explicando as particularidades do extrato e dicas de como renová-lo.

E porque isso tudo foi colocado aqui no blog?

Ah, vê se não daria uma ótima lembrança para um chá-de-panela?

Como nos encontramos na casa da sogra dela, levei para a anfitriã uma caixinha de acetato com dois macarons au chocolat que fiz na noite anterior. Não ficaram 100%, mas ficaram bem gostosinhos!


Foi uma ótima idéia levar algo, pois logo que cheguei já fui presenteada pela dona da casa com esse vidro charmosinho decorado com chita, palha e uma mini-colher-de-pau. Dentro, uma farinha ultra-fina especialmente preparada por ela, temperada com alho e pimenta.



Confesso que de tão gostosa, comi um pouco dessa farinha pura, e com a colherzinha!

O vidro com a farinha torrada dentro também é uma ótima lembrança para convidadas especiais de chá de panela. E mais ainda se a noiva for mineira!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Meu primeiro Bolo de Toalhas...


...foi para minha cunhada!

O irmão do meu marido ficou noivo no último fim de semana. Pra mim, presente de noivado tem que ser uma coisa pro casal, mas não pode ter cara de presente de casamento, então o melhor a fazer é dar algo pro enxoval da noiva. Sábado passado, comprei então um jogo de toalhas na MMartan; ele foi colocado em uma sacola de papelão, adornada com um laço de fita da loja, e a vendedora até jogou uma essência no laço pra deixar a embalagem cheirosa. Mas faltava algo: faltava parecer com um bolo de casamento. Tinha em casa alguns metros de bordado inglês (os mesmos que usei pra fazer os mini-vestidinhos), e usando a fita da loja que veio no próprio embrulho e alguns alfinetes, consegui dar a cara que queria! Tinha ainda fita prateada (a mesma que usei pra almofadinha do meu pajem), e com ela fiz uns lacinhos pra dar um ar mais romântico ao bolo. As fitas, o bordado e os laços foram presos neles mesmos com alfinetes, sem espetar as toalhas, sem uso de cola. Foi muito legal fazer esse bolo, e melhor ainda presentear com ele!