quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Meu Chá de Panela...

Esses posts sobre Chá de Panela tinham uma razão. Estava chegando o meu Chá de Panela, e eu não conseguia pensar em outra coisa... Resolvi então fazer posts sobre o que me inspirou em outros chás pelo mundo afora, enquanto o meu não chegava...

Mas o meu Chá de Panela chegou, e foi uma delícia! A organização geral ficou como encargo de minha mãe e de minha irmã. Algumas tias e madrinhas ajudaram também, mas a decoração ficou mesmo por minha conta! E começou bem antes de tudo!
Como sou adepta das estampas de bicho (estampas, e não peles!), tendo como as favoritas as de oncinha e de zebrinha, desde alguns meses atrás decidi decorar meu Chá com oncinha e rosa. À primeira vista dá para parar e pensar: "oncinha combina com rosa??"... É claro que ninguém vai sair por aí vestida de blusa de oncinha e calça cor-de-rosa, mas para decorar uma festinha (ao meu ver, a mais feminina das festas!) por quê não? Comprei um tecido de oncinha (que precisei engomar, pois desfiava horrores!), 3 rolos de fitas rosas (50m cada, em 3 espessuras diferentes), fiz alguns laços com as fitas, e fui fazer o teste.
Nas minhas férias, já tinha pintado algumas latas de leite em pó e de pomarola de branco, pois sabia que essa cor seria a base. Tudo mais foi feito aos poucos, nas horas vagas...
Planejei usar as latas para fazer centros-de-mesa e enfeites. Fui então testar os primeiros "rótulos":


Nem preciso falar que gostei demais do resultado. Acabei decorando também 2 latas de cera que tinha em casa, daquelas redondas baixinhas, pra usar do jeito que fosse!

Além das latas, tinha aqui em casa 5 garrafinhas de vidro iguais (ok, eu falo qual é! É essa
http://www.s2.com.br/s2arquivos/476/Imagens/3221Image.jpg), e algumas outras garrafas diferentes, e acabei rotulando-as também. Pensei em deixá-las sem decorar, só encher de água e colocar uma flor dentro. Mas rotulei uma pra ver como ficava e não resisti. Como o tecido e as fitas estavam sobrando, decorei todas! Afinal, quando se trata de decoração, nunca é demais...

Na sexta-feira, um dia antes do Chá de Panela, fui em uma feira de flores de minha cidade, no fim de tarde de um dia chuvoso, e consegui umas barganhas! Gastei R$30,00 e comprei um molho de crisântemos, uma dúzia de gérberas e cinco molhos de gypso. Levei tudo pro salão, mas só ia começar a mexer com as flores na manhã seguinte, o dia do Chá.
E no dia foi assim, tesoura na mão, flores, latas, garrafas e água, tudo pronto para decorar! Os crisântemos e as gérberas foram ótimos, só cortar e colocar! Mas os gypsos, que difícil! Uma luta pra fazer um buquezinho que fosse! Depois de umas 3 horas arrumando, o resultado ficou legal


Usei dois aparadores, um para bebidas, e um para comidinhas, e decorei cada um com um mix de latas e garrafas.
Já para as convidadas, deixei as mesas com toalhas brancas postas para chá, e decorei cada mesa com centros-de-mesa que na verdade eram combinações de latas grandes, latas pequenas e garrafas. Bem, "mesa posta para chá" em tese, pois não era só para chá: cada xícara continha dois mini-pães-de-mel dentro! Para ninguém ficar "aguado" na mesa de doces, só mesmo um docinho de prontidão!


A mesa de doces ficou por conta da minha irmã, que é muito caprichosa e tem um lado amador (profissionalíssimo!) inclinado para chocolateria e pâtisserie. Esse lado se aflora somente nas festas dos filhotes pequenos e nas festinhas de família...(os suportes redondos de MDF, que eu mesma pintei e envernizei para o Chá, aparecerão muitas vezes em nossas festas ainda!) Separei pra ela algumas latas, e a criatividade não teve limites. A mesa ficou deliciosa...

De ver e de experimentar!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Flores de plástico não, mas que tal de papel?

Estamos falando de decorações econômicas (noivas com mil e uma coisas para gastar no casamento não costumam ter um orçamento lá muito amplo para o Chá de Panela...), e o que pode ser mais econômico do que uma decoração com papel? Não, nada de origami, pois é uma arte para poucos...O negócio aqui é outro...Tesoura, cola e papel na mão!
Vi esse tutorial no blog da Perfect Bound (www.perfectbound.blogspot.com) e não pude deixar de colocá-lo aqui! Ensina a fazer florzinhas de papel muito delicadinhas e de uma forma muito fácil! Já imaginei um arranjo com flores em papel camurça vermelho, de tamanhos diferentes, dentro de umas certas latas das quais já falei aqui...

No tutorial só ensina a fazer de um tamanho, mas nada impede nossa criatividade. Tive que traduzir, mas é bem simples, então vamos lá:

1. Desenhe uma espiral em um papel de 8X8cm;
2. Corte a espiral de acordo com as linhas desenhadas;
3. Comece a enrolar a espiral de fora para dentro;
4. Enrole até não haver mais nada pra enrolar!
5. Pronto!

(Tutorial by
Dozi Design)

E o melhor de tudo é que pode-se desenhar e recortar "grosseiramente", pois se ficar certinho perde a graça.... Enjoy!


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Para quem não gostou das latas, que tal tecidos?


Essa foto é do site da Martha Stewart (a das latas também) e, na descrição dos arranjos, consta que são latas forradas com tweed. Tweed é aquela lãzinha muito usada em terninhos, normalmente encontrada em motivo listrado e no xadrez. Fácil de achar em qualquer loja de tecidos.
Para quem quer economizar, qualquer retalho é bem-vindo, até um feltro colorido faria bonito!
Tem algumas jutas, vendidas até em floriculturas (floristas usam juta para embalar vasos para encomenda) que, apesar de mais grossas, dão um forro rústico, bem legal.
Ah, e já que vai forrar, nem precisa ser lata não! Até papelão é "forrável".
Novamente, por questões de bolso, descartemos as dálias, tulipas, gérberas e outras flores nobres e exóticas que aparecem nas fotos, e adotemos os gypsos e tangos, mais baratinhos, e vendidos em qualquer flora a preços razoáveis.






terça-feira, 11 de novembro de 2008

Flores em lata!

Ignorem as gigantescas flores rosas e as maravilhosas dálias laranjadas e concentrem-se nas latas!! Tudo bem que mesmo as mais simplesinhas estão adornadas com margaridas, crisântemos e alface (sim, acho que é mesmo um molho de alface!), mas o negócio aqui são as latas.

Latas de azeite e de biscoitos com flores (ou folhas) dentro têm tudo a ver com Chá de Panela, e mais ainda com Chá de Cozinha...!

Tudo bem que hoje não é tão fácil achar latas de biscoito por aí (aqueles biscoitos amanteigados vendidos anos atrás em latas redondas a preços razoáveis em supermercados, agora são finos itens de delicatessem), mas lata de azeite todo mundo tem!
Lata de milho e de óleo também se vê por aí aos montes, mas elas não são nem um pouco glamourosas, né?...(flores em latas “Jurema”, e “Liza” não ficaria legal...hum...sei não...) eu ficaria só com as de azeite!

Se tiver antecedência, pedir pros parentes e vizinhos guardarem é uma opção. Tem gente que compra lata de azeite e já coloca o conteúdo em recipiente de vidro com dosador, jogando a lata fora. Não custa nada aproveitar.

Para as mais ousadas (e para as que têm pouco tempo), dá até pra ir pedir latas num restaurante onde se é freguês usual. (Um dia eu conto aqui das vezes que saí de restaurante com garrafinha de vidro de Citrus Shweppers nas mãos...rs...)

Vale à pena, pois o resultado é muito legal. Tirando as flores, sai quase de graça!

Chá de Panela


Sei que a foto é de uma xícara de café, e não de chá, mas tem coisa mais mimosa do que esse biscoitinho de coração cuidadosamente encaixado na borda? Não pude ilustrar esse post de outra forma! Ah, se um dia eu quiser fazer biscoitos de coração, esse cortezinho do encaixe não irá faltar...

Bem, mas a xícara é só pra mostrar que vou começar uma série de posts sobre decoração de Chá de Panela (ou Chá de Cozinha, como alguns preferem; eu gosto do “de panela”, dá um ar mais descontraído pra expressão, não sei, soa melhor...).

Sei que a noiva não pode organizar seu próprio Chá, mas fiz questão de puxar pra mim pelo menos a parte de decoração do meu Chá de Panela (o resto é por conta da minha mãe, irmã e madrinhas)! Está sendo uma delícia!
No casamento não tem como a noiva fazer muita coisa em se tratando de decoração. Por mais que a gente procure, se informe, suspire, o jeito é passar tudo para um profissional competente...Afinal, não dá pra decorar o próprio casamento!
Mas no Chá de Panela...ah...! Aí é que aflora o tão reprimido faça-você-mesma! Enquanto no casamento impera o luxo e a exuberância, para um Chá de Panela, decorações simples e delicadas são a regra.... Quer coisa melhor?
É se inspirar, criar e se divertir...

Onde mais carregar as alianças

Para as daminhas, nada supera os buquês e as almofadinhas delicadinhas.
Mas para quem terá como porta-aliança um pajem que já é rapazinho e, do alto de seus bem vividos seis, sete anos de idade, ficaria com vergonha de carregar almofadinhas decoradas, de babados e laçarotes, faço aqui uma sugestão:

Na primeira foto, vemos um suporte hexagonal (pode bem ser um isopor forrado de papel reciclado viu?) imitando um gramadinho florido;
Ao lado, um suporte redondo imitando um gramadinho não florido mas tão verde quanto o outro! (digamos que essa “grama” parece muito com lã!)
Abaixo, à esquerda, uma lindíssima flor de tecido, em camadas sobrepostas com miolo de pistilos de metal com strass na ponta.
Ao lado, a foto mostra um cachepô de pauzinhos de bambu com vinte e cinco botões de rosas brancas dentro (na verdade, isso é um centro-de-mesa, mas achei que combinava mais com porta-aliança mesmo! Só faltaram as alianças presas no centro com uma fita branca!)