sexta-feira, 4 de março de 2011

Organizando um Chá de Bebê - Bolo de fraldas


Semana passada comecei a montar a decoração do chá de minha bebê, um "outros eventos" muito especial pra mim. Depois de ajudar a organizar chás de panelas de amigas e chás de bebê de meus sobrinhos, chegou a minha vez de entrar no mundo cor-de-rosa-bebê e me esbaldar!

Já tinha feito o convite, fiz um físico e um virtual, para enviar para os amigos difíceis de encontrar pessoalmente. Para o virtual, usei um modelo de um site australiano, o Vistaprint.com, que permite personalizar o modelo escolhido, inclusive com fotos. Usei uma das fotos do book de gestante que fiz, e o convite é este que ilustra esse post.
Tema de chá de bebê é sempre coisinha de bebê, e escolhi uma seleção de estampas provençal Toile de Jouy e de poás, branco e rosa, pra fazer os detalhes. Mas como os detalhe são muitos vamos começar pelo que fiz primeiro, o bolo de fraldas.

Não queria usar as Fraldas Turma da Mônica, as que usei nos outros 2 bolos que fiz anteriormente, pois elas são todas estampadinhas em verde, além de serem verdes nas laterais. Acabei comprando a Pampers Total Confort porque é bem branquinha, mas as beiradas são azuis! Fiz de tudo pra tentar esconder o azulzinho, mas não teve muita solução.
Só depois que o bolo tava pronto que fui saber que a fralda Pampers Noturna tem a bordinha lilás, mas aí era tarde demais, e fomos de azul mesmo...
Comprei dois pacotões econômicos e, como usei fundo falso, deu e sobrou.
O primeiro passo foi amarrar as fraldas. Uma boa idéia é usar gominha de silicone, daquelas de prender cabelo. Mas como só tinha uma em casa, usava a gominha pra prender a fraldinha e depois amarrava com fitilho. Aí tirava a gominha e usava e novo pra prender uma por uma. Amarrei algumas avulsas e outras em corrente:


Depois, comecei a fazer o primeiro andar. Como já tinha a peça que levaria o bolo (uma boleira com pé que comprei em madeira crua e deu um trabalhão pra pintar e acabar!), fui colocando as fraldas até fazer uma circunferência que tomasse toda a superfície. No centro, preferi utilizar um fundo falso, um rolo de papel higiênico envolto em tiras de EVA, pra dar firmeza e economizar fraldas; para esse andar foram 33 fraldas:

Em volta da circunferência, amarrei fitilho bem justinho, para juntar as fraldas em círculo. O fitinho é muito bom nessas horas, pois a gente consegue dar nó duplo sozinha, sem precisar de um dedinho a mais segurando o 1º nó enquanto fazemos o 2º.

Para o segundo andar, fiz o mesmo procedimento, mas utilizando um rolo de papel apenas. Para esse andar foram 22 fraldas.


Para o terceiro andar foram usados um rolo e apenas uma fileira de 11 fraldas em volta:



No último andar não usei rolo de papel, apenas uma fralda no meio e 7 ao redor:



Com os andares prontos, faltava empilhar:



Uma vez empilhados os andares, comecei a decorar o bolo. Em vez de fita de cetim, usei tiras dos tecidos que escolhi para a decoração para fazer o acabamento em volta das fraldas e os laços. Não fiz bainha nas tiras, somente dobrei parte da tira para dentro e passei a ferro para assentar, até que o avesso ficasse com aspecto de viés. As extremidades foram unidas com alfinete, pois evitei usar cola quente perto das fraldas:




Para cobrir o azulzinho da fralda, usei algodão e cotonetes. Para ambientes fechados, o algodão basta, mas como no salão de festas do meu prédio venta bastante, optei por firmar o algodão com cotonetes.


Para ficar bem decorado, usei flores artificiais que retirei da topiária de flores usada no topo. Alternei flores com algodão em cada um dos andares:



Aí foi só colocar algodão em cima de cada fraldinha do último andar, terminar com a meia topiária em cima, e pronto! Bolo de fraldas prontinho para quando chegar a hora do chá...


13 comentários:

Silvana disse...

Que bom que voltou, eu fiquei esperando sua volta, amei o blog, esta da parabens!!!!!!

Dri Lehman disse...

Oiee Re,
Não sabia q vc tinha esse blog!! Amei!!! O chá de bebe do Paulinho ficou bem caprichado, vc tinha q ser fera mesmo!!!!Parabéns por tanto bom gosto e capricho, manda beijos p Milvania e p Ju!! Bjocas Adriana
http://drilehmanarts.blogspot.com

Clô Zuzza disse...

Olá Re querida! Achei demais seu blog! Achei lindo seu layout e muito divertidos os seus posts! Vou acompanhá-lo e segui-lo a partir de AGORA.
Sou de Manaus, faço bem-casados e posto meus trabalhos no blog, quero que vc me faça uma visita e me siga lá tbm! Vai ser uma enorme satisfação tê-la em meu blog http://casandobemcasado.blogspot.com/
Mil beijos,
Clô

blogencontrandoideias disse...

Super dica!!
Lindo!!
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

Bel disse...

Habilidosa, criativa! Já te disse que sou sua fã? Bjos!

Unknown disse...

Ficou fofíssimo Renata! Parabéns!

Paty disse...

nossa, ficou muito lindo...
a idéia de usar um fundo falso economizou bem hein...
bjks

Esther Melo disse...

Poxa Prima, que graça!!!
Estamos nos esbaldando com a idéia para um chá de Bebê de uma mocinha também... A Sarinha da Tia Rosa... Dale rosinhas...rsrs

Mariana disse...

AMEIIIIII, seu blog é PERFEITOOOOO, olha eu e mminha irmã mais velha estamos organizando o chá de bebê da nossa irmã mais nova, mas olha eu moro nos EUA e a a minha irmã mora no Rio Grande do Norte e a mais nova em Sao Paulo ai fica dificil neh? rsrs, bom, a distância o que da p ver é pela net, entaum queria te agradecer muitooooo por que amamos a sua ideia do bolo de fralda, e tivemos a ideia de fazer um bolo assim mas com toalhinhas de mão bordada com o nome do Baby assim fica de lembrancinha depois, estou mega ansiosa esperando seu próximo post!!!!! :) bjkas Mariana Luigi

Lili disse...

Que legal! Pra variar super criativo! Espero e torço para que agora post sobre as coisas de bebês. Parabéns pela Bianca!!!

Anônimo disse...

ounnnn que fofo !! que momento únicoo ,incrível esse de ser mamãe ! curta muiiito ! beijos !

Unknown disse...

GOSTARIA DE CONTATA-LA PARA CHA DE BEBE ... MEU EMAIL... LUMA_FERREIRA_@HOTMAIL.COM

Unknown disse...

Muito lindo o bolo de fraldas, gostei da maneira simples que você ensina a faze-lo.
Gostei demais.