quinta-feira, 18 de março de 2010

Estampando um coração


Há bastante tempo, sempre que vou a lojas de artesanato ou de confeitagem, quase compro um stencil. Mas sempre acabo mudando de idéia, por não saber ao certo quando ou onde vou usar. Um stencil não é lá daquelas coisas que a gente quer ter, mesmo sem saber quando vai usar...Tem que ter algo em mente, e eu nunca tinha. Até que um dia fiz uma tortinha de chocolate em que a cobertura era o próprio ganache de chocolate, e mais nada, e achei que faltava algo. Fiz meia-receita pra testar, e rendeu uma torta média e uma míni. A média servi para 2 amigos que nos visitaram de surpresa, e nem tive tempo de mirabolar sobre o que faltava no topo, mas a pequenina ficou lá, esperando um algo mais. Bem...Chocolate é sempre bonito, mas porque não mais chocolate? Quem sabe um coração de chocolate em pó? Pra isso precisava do tal stencil que eu nunca comprei! Com a mesa semi-posta, guardanapos de papel por ali, a tesoura que usei pra cortar a fitinha também, e as duas idéias se juntaram: vou fazer um stencil de guardanapo! Cortei um coração, deixei o guardanapo vazado e tava pronto o meu stencil descartável. Aí foi só usar uma peneirinha pra distribuir o chocolate, remover o guardanapo com cuidado e tava pronto. Ficou lindo na hora, e também depois de levar pra gelar (o chocolate deu uma escurecida, ficou úmido por causa da massa, mas mesmo assim o coração ficou todo lá). Depois disso, já comprei um stencil de 10X10 bem bonitinho, mas mesmo procurando não achei um com um coração que me agradasse. Como o guardanapo é puro improviso (até porque é bem mole e pode se rasgar ou verter as sobras de pó em cima da figura quando é retirado), vou partir para o acetato, que dá firmeza e pode-se lavar e reutilizar sempre, e fazer meus próprios stencils culinários. Mas fica pra próxima.
Só pra acrescentar, o stencil é utilizado na culinária, para polvilhar chocolate, açúcar, castanhas moídas, xerém, etc., em cima de bolos, tortinhas, pratos de sobremesa (do ladinho da sobremesa posta), e também no artesanato, aplicando-se tinta com esponjinha no local desejado.

Chocolate truffled tart (traduzida e adaptada de mytartelette.com):


Massa

100g de margarina em temperatura

ambiente

3 colheres (sopa) de açúcar

1 ovo

3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Com a ponta dos dedos, misture a margarina juntamente com o açúcar, o ovo, o chocolate em pó e a farinha. Amasse bem até obter uma massa homogênea. Embrulhe com filme-plástico e leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Forre uma forma redonda de fundo removível de 24cm com a massa e faça pequenos furos nos fundos com a ajuda de um garfo. Leve para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos, ou até que as bordas estejam douradas. Você saberá que a massa está pronta quando ela der uma leve retraída e desgrudar um pouquinho das bordas. Ela deve se soltar facilmente. Não deixe assar demais pois ela voltará ao forno para se assar o recheio.


Recheio:

240 g de chocolate meio amargo

170 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

30 g de açúcar

60 ml de café forte

4 ovos

Reserve o chocolate em uma tigela média. Em fogo médio, aqueça a manteiga, o açúcar e o café até quase ferver. Jogue a mistura sobre a tigela com o chocolate, sem mexer por 2 ou 3 minutos. Mexa levemente até ficar homogêneo. Adicione os ovos um de cada vez misturando rapidamente até homogeneizar. Coloque a mistura nasformas e asse por 20 minutos. Deixe esfriar completamente.


Ganache

120 g de chocolate meio amargo

40 g ou 1/3 de xícara de creme de leite fresco

28 g de manteiga sem sal em temperature ambiente

Reserve o chocolate em uma tigela média. Em fogo médio, aqueça o creme de leite até quase ferver. Derrame o creme sobre a tigela com o chocolate, sem mexer por 2 ou 3 minutos. Mexa e incorpore a manteiga ao mesmo tempo, até que a ganache fique bem aveludada. Divida a mistura na forma e alise a superfície com uma espátula. Deixe gelar até a hora de servir.

Pode usar creme de leite de caixinha, mas aí tem que derreter o chocolate com a manteiga no microondas e acrescentar o creme de leite depois.

Já fiz essa receita usando formas menores. Rende 10 tortinhas de 6 cm cada ou 3 tortinhas de 10 cm cada (foto).


4 comentários:

Alexandra disse...

nhammm! Que fofo e parece deliciosa!! Amei, parabéns!

Ivani Ferreira disse...

Olá, pesquisando na net acabei achando o seu blog e estou adorando, mas não acho o link para te seguir, será que voc~e pode me ajudar
Um abraço e até mais!

eu uso, tu usas / a gente diz sim disse...

posta a receita dessa lindeza!!!

anasamyn disse...

Surpresa otima seu blog, adorei de verdade. Como a Ivani eu estava pesquisando na net, ja q faço cupcakes e gosto de ver decoraçao e achei seu blog. Parabens kerida!