quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Organizando um Chá de Panela - Chá da Priscila

A Priscila é minha cunhada, noiva de meu irmão. Ela adora a cor lilás, e não tive dúvida na hora de montar a decoração do seu chá de panela: muito lilás com estampas delicadas.

Comprei em uma loja de artesanato 2 m de tecido cuja estampa lembra um patchwork, algumas partes são florzinhas, outras listras, e xadrez, mas em todas as estampas a predominância é do lilás. Foi nesse tecido que me inspirei para criar a arte do convite. Para os arremates, em vez de fita de cetim, comprei 5 m de viés lilás com poás em branco. Gostei muito de trabalhar com viés, é firme, não é elástico e não desfia.

As flores e o tecido foram alguns dos itens de decoração que precisei comprar, mas muita coisa fiz com o que tinha em casa e na casa de minha mãe. É claro que sou um pouco atípica, pois tenho muita coisa em casa, (latas, garrafinhas, tecidos, embalagens, utensílios, enfeites, aviamentos) e minha mãe também, e isso sempre permite que a imaginação vá mais longe.

Mas vamos às novas idéias, começando pela mesa de doces, que sempre é a atração da festa! Fiz um composê de toalhas, uma branca minha com uma das que aluguel, lilás com corações brancos.

Os suportes de doces da mesa central de madeira são velhos de guerra aqui no blog. Já apareceram tanto que nem vou linkar! Mas eles ganharam cara nova com as idéias novas. Em 2 deles, as extremidades foram enfeitadas com bordado inglês (tinha uma peça de 10 m em casa, guardada dos vestidinhos) e fita de viés. Colei com um pinguinho de cola quente em cada 180º, pra não danificar a pintura e nem os tecidos (viva o uso e re-uso!). Na peça do meio, usei um franzido de tule que a última pessoa que pegou emprestado os suportes fez (me devolveu os suportes repintados de branco e com muito tule franzido, ótimo gosto!), e arrematei com tiras do tecido-tema do chá. Dessa vez variei os suportes. Em vez de latas, usei 6 embalagenes de Cappuccino 3 Corações que juntaram pra mim no trabalho. É só tirar o rótulo e esconder a tampa que lembram bastante peças torneadas de madeira. Enchi com água e consegui a firmeza necessária para empilhar os suportes.


As garrafinhas da decoração são as de refrigerante que tenho desde o meu chá. Rótulo novo, enfeite novo!

Alguns dias antes do chá, avistei na cristaleira da minha mãe um jogo de xícaras gigantes que ela tem faz um tempão. Parece as xícaras usadas no Central Perk. Peguei logo uma caixa e confisquei-as para usar no chá.

E as flores? Um dia antes do chá fui à Feira das Flores do colégio Arnaldo e com R$40,00 fiz a festa. Comprei 6 rosas avant gard (rosa lilás, uma das mais belas rosas), 3 molhos de alstromélias roxas e 5 buquezinhos de lisianthus rosas. Esses buquezinhos foram um achado. A florista deixa-os prontos, 12 lisianthus amarradinhos com gominhas, dentro de pequenos tubos de plástico com água, e por R$2,00 você já leva o buquezinho pronto dentro do tubo. Ia comprar só flores lilás, mas pensei que seria bom ter flores rosas, pra alegrar mais o ambiente.


Nas mesas dos convidados, deixei as rosas avant garde para os centros de mesa de agrrafinhas e os buquezinhos de lisianthus para os de xícara, alternei as mesas com um e outro, e o restante dos vasos levaram as alstromélias.

Em cada lugar coloquei doilies de papel rendado e porta guardanapos feitos com rigatone (macarrão redondo grande) e fitilho lilás. Infelizmente, eles não são à prova de vento e não duraram muito, mas para um local todo fechado, imperdíveis!


Para a mesas de comes, usei um jogo de garrafinhas decorativas que herdei da minha avó, essas não precisaram de enfeite nenhum, só flores mesmo. Coloquei as alstromélias com caules cortados bem longos e alinhados.

Na mesa de petit-fours, usei 2 garrafinhas de leite de coco com rótulo de tecido. Coloquei biscoitinhos em uma bomboniere e cobri com um cobre-jarras que imita um vestidinho de noiva (a “saia” do cobre-jarras, com as contas comprei pronta, mas não resisti e fiz um corpetinho com decote ombro-a-ombro pra ele!). Coloquei mais alguns biscoitinhos em gamelinhas de estanho que comprei em Tiradentes e nunca tinha usado. Completei a mesa com uma boleira de pedestal que ganhei de casamento e adoro e alguns guardanapos iguais aos dos convidados.

Os doces têm uma história à parte. em vez de bombons, escolhi servir mini-tortas, estilo tarteletes, e brigadeiro de colher de forma não convencional. Fiz miniaturas da torta trufada de maracujá que fiz pro meu aniversário, miniatura da torta de limão da minha mãe e miniatura da torta de chocolate com café (em vez do coração, usei um stencil pra decorar o topo) e de uma torta de morango que inventei porque acabou o recheio de limão e sobrou massa de tartelete. A vantagem é que as massas podem ser feitas e assadas com antecedência, colocando-se o recheio no dia anterior. Por sorte, encontrei forminhas iguais à estampa das toalhas de mesa, e algumas em rosa. O brigadeiro de colher minha mãe fez e colocou nas mini-formas de pudim que tenho a algum tempo e nunca tinha usado. Os doces agradaram bastante, e acabaram em um instante. Isso foi bom, porque , ao contrário de bombons, definitivamente não dá pra carregar tartelettes na bolsa ou levar pra casa!

As brincadeiras foram o Bingo de Casamento, cantado pela noiva, com uma única ganhadora de cartela cheia, e a tradicional adivinhação dos presentes.


De lembrancinha, eu e minha mãe fizemos bolo Colchão de Noiva em marmitinhas. Na tampa, usei a mesma arte dos convites. Mas essas lembranças merecem um post à parte...




Não podia faltar uma foto com a noiva, mesmo que
tirada algum tempo antes!

10 comentários:

Kênia disse...

Re,
Como sempre PERFEITO!!!
Lindo .. lindo!!
E minha cor preferida tambem!!!
Beijos

Virginia disse...

Renata, tudo muito lindo.
Parabéns pela criatividade.
Abraços.

Fabrício e Ju disse...

Renata, fico enlouquecida pelo seu blog. Tudo que você faz fica lindo. Você pode me dizer onde encontrou essas mini-assadeiras que parecem fôrma de bolo?
Bjs, Juliana

Cela disse...

Renata,
quero uma cunhada igual a você...rs
Menina, nas fotos que tem vc fazendo o bolo da marmitinha parece que a barriguinha já está aparecendo né!Vc tá cada dia mais linda e mais prendada.

Suzana W disse...

Oi, Renata. Tudo bem?
não conhecia seu blog (no passado mesmo porque com certeza virarei assídua) e te parabenizo pela criatividade e generosidade em compartilhar com os leitores um pouco da sua criatividade.

parabéns!!!
bjos
Suzana

Suzana W disse...

e aproveito pra pedir pra voce nos indicar o contato do fornedor destas forminhas não convencionais de brigadeiros...são super fofas!!

Noivinha' disse...

Olá Renata, venho te perguntar desesperadamente, como foi realizado esse bingo? Em que site vooc encontrou esse bingo?

Beijo'

Dani disse...

Olá renata...
simplismente amei tudo que vi no seu blog!!!
Você é de uma criatividade impar!!!
Gostaria que, se não for pedir demais, voc~e pudesse me passar um email (danigaiao@gmail.com) para que eu pudesse pensar umas coisas contigo!
Aguardo e desde já obrigada!

Bjusss

Noivinhah 2011 disse...

Aí achei perfeito o bolo na mini marmitinha, não sabia oq colocar dentro da mini marmitinha e achei meio infantil colocar jujubas, daí qnd vi seu post me apaixoneii, aii ficou tudfoo mtoo lindo, parabéns pela criatividade, ficou tudo muitoo perfeito.

FabiolaTeles disse...

Que lindo!!
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/