
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Mais latas e garrafas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Composição interessante: couve-flor


Achei interessantíssima essa mesa da loja D.Filippa. É claro que nem precisa de muito com essa mesa de madeira maravilhosa, os castiçais lindos, louças bem clean, talheres de cabo de bambu, e guardanapos em estampa verde charmosinha. Mas tem que ser uma mesa bem requintada pra se arriscar com um arranjo de couve-flor. Não só um, mas dois!
Centro de mesa de manequim

Apesar de achar toda a composição linda demais, no começo estranhei um pouco esse centro de mesa. Isso porque dá a impressão de que o mini-manequim vestido de noiva tem como cabeça o arranjo de flores, algo meio, digamos...bizarro! Mas aí lembrei de dois mini-manequins que tenho na minha penteadeira, dos quais me orgulho muito, de vestidos longos (um de onça, um de zebra), que tem como cabeça ganchos pra colocar colares e como braços mais ganchos pra colocar pulseiras... aí achei o centro de mesa das fotos super aceitável e normal. Oras, manequim é manequim! Seja de porta-jóias com ganchos no lugar dos membros, seja centro de mesa com uma topiária na cabeça, são lindos e merecem exposição!
No mais, eu bem que queria essa boneca-bizarra-com-cabeça-de-flores em uma de minhas mesas...!
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Tulipas de tecido

Brincadeiras de Chá de Panela: Bingo de Casamento

Chá de Panela: Brincadeira das bolsas

Vi a brincadeira em uma versão americana, em um site especializado em Bridal Shower. Adaptei ao gosto brasileiro e ao perfil de minhas convidadas, criando e nomeando categorias e diversificando os itens, e levei pro meu Chá. É uma brincadeira interessante, pois não precisa de material. Apenas uma cartela com as categorias, os itens e a pontuação, que deve ficar com a noiva, e alguma miudeza para marcar os pontos. No meu caso, usei placas de EVA. Tinha uma folha de EVA branca, colei nela um pedaço de tecido, e cortei quadradinhos de 2X2cm. Ficou bem com cara de ficha de jogo. Mas qualquer coisa serve, desde EVA, cartolina, miçangas, até o tradicional feijão de bingo, pois é só para marcar os pontos. Resolvi também fazer umas instruções, com receio de esquecer na hora, ou de não saber explicar. No dia, li tudo, explicando, e todo mundo entendeu e participou. Premiei 1º, 2º e 3º lugares com canecas recheadas de bombons. A parte mais legal da brincadeira é a categoria surpresa “Minha bolsa é um enigma”. Nela, as pessoas que tiverem itens excêntricos que não foram tabelados, apresentam, e o item é julgado, atribuindo-se mais ou menos pontos. Por mais que a gente pense em itens mais difíceis, valendo mais pontos, na hora de fazer a tabela, as coisas que aparecem nessa hora são engraçadíssimas. No meu chá, apareceram ímas de geladeira, trena, desodorizador de ambiente, e até declaração de amor da nora! Uma coisa que esqueci, mas que é interessante fazer, é dar um prêmio de consolação à dona da bolsa que fez menos pontos... Algumas convidadas com bolsas pequenas perdem o interesse na brincadeira, e dessa forma, podem continuar brincando...
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Topiária de Fitas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Flores no saquinho

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Flores em lata: versão "tupiniquim"!
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
O Meu Chá de Panela...
Mas o meu Chá de Panela chegou, e foi uma delícia! A organização geral ficou como encargo de minha mãe e de minha irmã. Algumas tias e madrinhas ajudaram também, mas a decoração ficou mesmo por minha conta! E começou bem antes de tudo!
Como sou adepta das estampas de bicho (estampas, e não peles!), tendo como as favoritas as de oncinha e de zebrinha, desde alguns meses atrás decidi decorar meu Chá com oncinha e rosa. À primeira vista dá para parar e pensar: "oncinha combina com rosa??"... É claro que ninguém vai sair por aí vestida de blusa de oncinha e calça cor-de-rosa, mas para decorar uma festinha (ao meu ver, a mais feminina das festas!) por quê não? Comprei um tecido de oncinha (que precisei engomar, pois desfiava horrores!), 3 rolos de fitas rosas (50m cada, em 3 espessuras diferentes), fiz alguns laços com as fitas, e fui fazer o teste.
Nas minhas férias, já tinha pintado algumas latas de leite em pó e de pomarola de branco, pois sabia que essa cor seria a base. Tudo mais foi feito aos poucos, nas horas vagas...
Planejei usar as latas para fazer centros-de-mesa e enfeites. Fui então testar os primeiros "rótulos":
Nem preciso falar que gostei demais do resultado. Acabei decorando também 2 latas de cera que tinha em casa, daquelas redondas baixinhas, pra usar do jeito que fosse!
Na sexta-feira, um dia antes do Chá de Panela, fui em uma feira de flores de minha cidade, no fim de tarde de um dia chuvoso, e consegui umas barganhas! Gastei R$30,00 e comprei um molho de crisântemos, uma dúzia de gérberas e cinco molhos de gypso. Levei tudo pro salão, mas só ia começar a mexer com as flores na manhã seguinte, o dia do Chá.


A mesa de doces ficou por conta da minha irmã, que é muito caprichosa e tem um lado amador (profissionalíssimo!) inclinado para chocolateria e pâtisserie. Esse lado se aflora somente nas festas dos filhotes pequenos e nas festinhas de família...(os suportes redondos de MDF, que eu mesma pintei e envernizei para o Chá, aparecerão muitas vezes em nossas festas ainda!) Separei pra ela algumas latas, e a criatividade não teve limites. A mesa ficou deliciosa...
De ver e de experimentar!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Flores de plástico não, mas que tal de papel?

No tutorial só ensina a fazer de um tamanho, mas nada impede nossa criatividade. Tive que traduzir, mas é bem simples, então vamos lá:
1. Desenhe uma espiral em um papel de 8X8cm;
2. Corte a espiral de acordo com as linhas desenhadas;
3. Comece a enrolar a espiral de fora para dentro;
4. Enrole até não haver mais nada pra enrolar!
5. Pronto!
(Tutorial by Dozi Design)
E o melhor de tudo é que pode-se desenhar e recortar "grosseiramente", pois se ficar certinho perde a graça.... Enjoy!
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Para quem não gostou das latas, que tal tecidos?

Para quem quer economizar, qualquer retalho é bem-vindo, até um feltro colorido faria bonito!
Tem algumas jutas, vendidas até em floriculturas (floristas usam juta para embalar vasos para encomenda) que, apesar de mais grossas, dão um forro rústico, bem legal.

terça-feira, 11 de novembro de 2008
Flores em lata!
Latas de azeite e de biscoitos com flores (ou folhas) dentro têm tudo a ver com Chá de Panela, e mais ainda com Chá de Cozinha...!
Tudo bem que hoje não é tão fácil achar latas de biscoito por aí (aqueles biscoitos amanteigados vendidos anos atrás em latas redondas a preços razoáveis em supermercados, agora são finos itens de delicatessem), mas lata de azeite todo mundo tem!
Se tiver antecedência, pedir pros parentes e vizinhos guardarem é uma opção. Tem gente que compra lata de azeite e já coloca o conteúdo em recipiente de vidro com dosador, jogando a lata fora. Não custa nada aproveitar.
Para as mais ousadas (e para as que têm pouco tempo), dá até pra ir pedir latas num restaurante onde se é freguês usual. (Um dia eu conto aqui das vezes que saí de restaurante com garrafinha de vidro de Citrus Shweppers nas mãos...rs...)
Vale à pena, pois o resultado é muito legal. Tirando as flores, sai quase de graça!
Chá de Panela

Bem, mas a xícara é só pra mostrar que vou começar uma série de posts sobre decoração de Chá de Panela (ou Chá de Cozinha, como alguns preferem; eu gosto do “de panela”, dá um ar mais descontraído pra expressão, não sei, soa melhor...).
Sei que a noiva não pode organizar seu próprio Chá, mas fiz questão de puxar pra mim pelo menos a parte de decoração do meu Chá de Panela (o resto é por conta da minha mãe, irmã e madrinhas)! Está sendo uma delícia!
Onde mais carregar as alianças
Mas para quem terá como porta-aliança um pajem que já é rapazinho e, do alto de seus bem vividos seis, sete anos de idade, ficaria com vergonha de carregar almofadinhas decoradas, de babados e laçarotes, faço aqui uma sugestão:

Na primeira foto, vemos um suporte hexagonal (pode bem ser um isopor forrado de papel reciclado viu?) imitando um gramadinho florido;
Ao lado, um suporte redondo imitando um gramadinho não florido mas tão verde quanto o outro! (digamos que essa “grama” parece muito com lã!)
Abaixo, à esquerda, uma lindíssima flor de tecido, em camadas sobrepostas com miolo de pistilos de metal com strass na ponta.
Ao lado, a foto mostra um cachepô de pauzinhos de bambu com vinte e cinco botões de rosas brancas dentro (na verdade, isso é um centro-de-mesa, mas achei que combinava mais com porta-aliança mesmo! Só faltaram as alianças presas no centro com uma fita branca!)
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Conchas e caramujos
Casamento na praia, bouquet de conchas!
sábado, 23 de agosto de 2008
Detalhes à mesa
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Noivas com dedinhos de fora
Separei alguns modelos interessantes:
terça-feira, 29 de julho de 2008
Doces à caráter
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Whit white feathers in her hair...
Locais inusitados
segunda-feira, 31 de março de 2008
Ainda centros de mesa!
Achei bem legal essa proposta de 4 arranjos (bem) diferentes com as mesmas peças de vidro: 3 vasos quadrados de tamanhos diferentes.
O segundo não leva água. São ramos de orquídeas cymbidium cortados e colocados dentro dos maiores, sendo que o menor vaso leva uma flor apenas. Para iluminar, copinhos com velinhas.
A beleza do terceiro vem do bambu. Dentro de cada vaso vai água, feixes de bambu e um bouquet de flores brancas (hortência, gypsum e lírio). Tropical, mas formal.
O último é o mais lindo! Pedrinhas ao fundo dão um toque natural de "fundo de rio" para o arranjo, e ajudam a prender a orquídea, evitando que ela suba à superfície (pois esta já está toda ocupada com velinhas flutuantes). Nessa composição, é o meu preferido.
sábado, 22 de março de 2008
Plumas e Penas!
Mais centros de mesa!
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Daminhas e flores
domingo, 20 de janeiro de 2008
Cores e estilo nas lapelas
sábado, 19 de janeiro de 2008
As orquídeas são plantas da Família Orchidaceae, definida por biólogos como sendo a maior de todas as famílias botânicas, com mais de 700 gêneros catalogados e números de espécies estimados entre 25.000 e 40.000. Dentre os gêneros mais comuns de orquídeas, estão as vistosas e coloridas phalaenopsis, cattleya, dendrobium e cymbidium.
A variedade de cores e a extravagância dessas flores é fórmula certa para se fazer os mais belos e exóticos buquês de noiva, apesar de muitas vezes um buquê de orquídeas custar bem mais do que arranjos de outras flores nobres.
Por isso é difícil encontrar modelos de buquês de orquídeas em álbuns de fornecedores, decoradores de eventos ou mesmo pela internet.
Sabendo disso, preparei então alguns mix de buquês com 4 dos mais comuns gêneros de orquídeas, e ainda um mix de buquês de orquídeas brancas (a meu ver as únicas flores brancas que vão bem com vestido de noiva branco!).
A orquídea phalaenopsis, originária da Indonésia e das Filipinas, é uma orquídea tropical, por isso resiste bem em buquês no nosso país, o maior dos países tropicais.
O primeiro buquê tem orquídeas phalaenopsis e também algumas rosas pink, e foi amarrado com uma fita rosa-chá. Em cada uma das orquídeas foi colocado um alfinete de pérola (pin), que deixou o bouquet ainda mais interessante.
O segundo bouquet é bem exótico, pois as phalaenopsis foram rodeadas com penas coloridas e rosas! Ficou um luxo!
Os demais buquês são compostos apenas de phalaenopsis, ora em ramalhete, em cascata e em formato redondo, ora em rosa pink, ora em rosa-chá..
No mix, vemos que no terceiro e no penúltimo buquê, entre as orquídeas foram colocados alguns botões de rosas e raminhos de folhas verdes, mas os cymbidum’s continuaram reinando absolutos em ambas as composições!
Os dois buquês de cima são de orquídeas dendrobium, menorzinhas e encontradas em ramos monocromáticos, e os dois buquês de baixo são de cattleya, orquídeas que tem botões maiores e mais coloridos.
O degradê de bege, rosa e pink do primeiro buquê é maravilhoso e dispensa outros comentários! É de longe o meu preferido!
O segundo buquê é todo em rosa pink, com o talo e o fundo em folhas verdes.
O terceiro e o último buquê tem cattleyas de tons parecidos, mas no último aparecem alguns lírios lilás par completar e dar volume à composição.