sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lembrancinha de Chá de Panela – Bolo Colchão de Noiva (na Marmitinha!)

O Bolo Colchão de Noiva é uma receita que está na família há algum tempo. Lembro de comer esse bolo na casa da vovó Dide, na casa da minha tia Joiri, e na casa de meus pais desde que consigo me recordar. Lembro até que esse bolo já foi servido embalado em papel alumínio em nossos aniversários de criança, bem à la anos 80. Naquela época, ou se fazia uma festa simples, e aí o bolo era de chocolate com granulado por cima e confeito de confete, e as garrafas de refrigerante de vidro faziam parte da decoração da mesa, ou se fazia uma festa mais carinha, com enfeites enormes alugados em casas de festas especializadas. Normalmente os pais alternavam os anos de festas simples com anos de festas temáticas, dependendo do número de filhos e do plano econômico da vez. Nas festas mais elaboradas, com enfeites alugados, não tinha espaço pra mesa de bolo, e os enfeites já vinham com um receptáculo vazio com tampa no meio dos bonecos, pra guardar pedaços de bolo pronto a serem entregues depois do parabéns. E era aí que entrava o Bolo Colchão de Noiva, já que o bolo de chocolate com cobertura de granulado era pras festas dos outros anos, um bolo de coco era perfeito pra ser embaladinho e distribuído. Mas lembro que mesmo com o alçapão, minha mãe preferia guardar esse bolo na geladeira até a hora de distribuir pra criançada, pois ele é muito mais gostoso geladinho. Fazia muito sucesso.

A idéia de servir Bolo Colchão de Noiva no chá de panela da minha cunhada surgiu "do nada", e nem sei de quem foi. Estávamos conversando eu, minha mãe e minha irmã, e contei qsobre a idéia das marmitinhas pra dar de lembrancinha, mas não sabia o que colocar dentro. Minha mãe sugeriu docinhos, minha irmã sugeriu uma fatia de bolo. Gostamos da idéia do bolo, e lembramos do Colchão de Noiva, que tem a ver com o tema do chá, mas estava há algum tempo esquecido. Minha mãe teve então a idéia de assar o bolo direto no marmitex, já que era de papel alumínio grosso, e de dar de lembrancinha também a receita do bolo. De cara, já gostei demais.

Alguns dias antes deixei pronta a arte das embalagens: na tampa, o mesmo tema do convite, com um cartãozinho anexo contendo a receita do bolo.

Um dia antes do chá, compramos os ingredientes e colocamos a mão na massa.

Ao todo, fizemos 1 receita e ½, e renderam 28 marmitinhas. Mas por serem porções individualizadas, tivemos que dobrar a calda e o coco ralado.

Cada fornada saía de um jeito, e até na mesma fornada os bolos se diferenciavam: uns mais douradinhos, outros mais clarinhos; Tivemos 2 baixas, usadas pra testes, mas ao final todas as demais foram aprovadas.


Só lembrei de fotografar o passo a passo quando já tinha assado grande parte da receita, mas pelo menos não faltaram fotos dos marmitex prontos pra receber a calda, uma foto em que eu apareço, e fotos deles prontos!



A receita é fácil, e não posso deixar de colocar aqui!


Bolo Colchão de Noiva


- 6 ovos

- 3 xícaras de açúcar

- 3 xícaras de farinha de trigo

- 1 xícara de leite fervendo

- 1 colher de fermento em pó


Bater as claras em neve; juntar as gemas, o açúcar, a farinha, o fermento e por último o leite fervendo. Untar uma forma com manteiga e farinha e assar o bolo em forno pré-aquecido a 200º C. Quando o bolo começar a subir, abaixar para 180ºC.


Calda

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de leite

- 1 garrafinha de leite de coco

- 1 pacote de coco ralado


Furar a superfície do bolo ainda quente com um garfo. Mexer bem os ingredientes e regar o bolo fartamente com a mistura. Para finalizar, cobrir a superfície com coco ralado hidratado em um pouco de água.


Uma vez prontos, fechamos as marmitinhas, amarramos o cartãozinho com a receita e um coração de tecido, e deixamos na geladeira até a hora de decorar o chá. No salão, coloquei- as marmitinhas empilhadas em uma mesa, à vista dos convidados, ora fazer parte da decoração. Entregava em mãos para quem se despedia ao final.



6 comentários:

Unknown disse...

Adorei a idéia!!! Muito linda, parabéns!
Ni.

Mari e Eder disse...

como vc fez essa tampinha???
bj

Taysa e Reinaldo disse...

Amei as marmintinhas, ficaram lindas!
Mas como vc fez a tampa? abraços

Studio Caramella - Doces Finos disse...

Nossa!!! amei fiz a receita aprovadissima....muito fofinha e saborosa e melhor sem cheiro de ovo. bjs

Ana disse...

Uma idéia maravilhosa, amei!

edynelma costa disse...

vc assou o bolo na propria marmita.